Com Ampliação da Fábrica, BYD no Polo Industrial, vai Gerar 70 Novas vagas de empregos diretas!
Na manhã desta terça-feira (22), em reunião na Suframa, a BYD Indústria de Baterias Ltda. apresentou à direção da Autarquia novos investimentos para o Polo Industrial de Manaus (PIM). Os representantes da empresa chinesa anunciaram a expansão da unidade com uma nova linha de produção de “blades”, uma tecnologia avançada de módulos de bateria voltada para ônibus elétricos.
Além disso, foi confirmada uma nova linha de produção de barramentos, que atenderá tanto as fábricas da Zona Franca de Manaus (ZFM) quanto unidades localizadas em São Paulo e na Bahia, esta última destinada à fabricação de veículos elétricos leves.
A comitiva foi recepcionada pelo superintendente Bosco Saraiva e contou com a presença de Johnny Jiang, diretor-geral da unidade de Manaus; Liza Ribeiro, responsável pela área tributária; Kleber Costa, responsável pelo supply chain; e Wilson Filho, gerente de engenharia.
Instalada na ZFM desde 2019, a BYD, fabricante de veículos elétricos e especialista em tecnologia de energia solar, iniciou suas operações em 2020 com a produção de módulos elétricos para ônibus.
Conforme Liza Ribeiro, a expansão também trará um aumento na criação de vagas de emprego. “Devemos gerar entre 75 a 90 novos postos de trabalho. Embora a fábrica seja bastante automatizada, haverá novas oportunidades”, comentou.
Em março deste ano, os representantes da empresa já haviam visitado a Suframa, reconhecendo o apoio da Autarquia no processo de aprovação do Processo Produtivo Básico (PPB) para o Módulo de Bateria para Ônibus Elétrico. Esse PPB, aprovado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), ambos integrantes do Grupo Técnico Interministerial (GT-PPB), regula os PPBs da indústria nacional. “O PPB anterior nos restringia; precisávamos de mais segurança. Com a nova especificação, estamos agora aptos a produzir módulos específicos para ônibus elétricos,” ressaltou Liza Ribeiro.