Manaus disponibiliza mais de 36 mil bolsas gratuitas para Bolsa idiomas; inscrições começam dia 15
A Prefeitura de Manaus inicia, nesta quinta-feira (15), às 10h, o processo de inscrição para o Programa Bolsa Idiomas (PBI) 2025, que irá ofertar 36.021 vagas gratuitas em cursos de idiomas realizados por instituições particulares da capital amazonense. As candidaturas devem ser feitas exclusivamente pelo site sgbi.manaus.am.gov.br/inscricao até às 14h do dia 21 de maio.
A iniciativa é coordenada pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração (Semad), e contempla bolsas de estudo para sete diferentes línguas: inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, japonês e mandarim.
Os cursos são voltados para candidatos com 10 anos de idade ou mais, desde que a renda familiar mensal por pessoa não ultrapasse 2,5 salários mínimos, o que equivale a R$ 3.795. Ao todo, 17 instituições de ensino participam do programa como parceiras.
Das bolsas ofertadas, 34.121 serão destinadas ao público em geral, enquanto 1.900 vagas estão reservadas exclusivamente para Pessoas com Deficiência (PcDs).
O Bolsa Idiomas integra o Programa de Inclusão Socioeducacional da Prefeitura de Manaus, que também oferece o Bolsa Universidade (PBU) e o Bolsa Pós-Graduação (PBPG).
Última chamada para o Bolsa Pós-Graduação
A administração municipal também reforça que o prazo para participar do Bolsa Pós-Graduação se encerra nesta quarta-feira (14), às 14h. Nesta modalidade, estão sendo ofertadas 60.320 bolsas de estudo, sendo 3.125 delas voltadas exclusivamente para PcDs. As vagas abrangem 185 cursos de pós-graduação lato sensu, oferecidos por sete Instituições de Ensino Superior (IES) de Manaus.
Para concorrer, é necessário residir na capital e possuir renda familiar per capita de até 3,5 salários mínimos, o que corresponde a R$ 5.313.